O Conselho Pedagógico é o órgão de coordenação e orientação educativa do Agrupamento, nomeadamente, nos domínios pedagógico-didático, da orientação e acompanhamento dos alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente e não docente.
Composição
- Diretor
- Coordenador de Educação Pré-escolar
- Coordenador do Departamento 1º CEB
- Coordenador do Departamento das Ciências Sociais e Humanas
- Coordenador do Departamento de Português
- Coordenador do Departamento de Línguas estrangeiras
- Coordenador do Departamento de Expressões
- Coordenador do Departamento de Educação Física
- Coordenador do Departamento de Matemática
- Coordenador do Departamento de Ciências Experimentais
- Coordenador do Departamento de Educação Especial
- Coordenador dos Diretores de turma do 2º e 3º CEB
- Coordenador dos Diretores de turma do ensino Secundário
- Coordenador da Biblioteca Escolar
- Coordenador dos Cursos Profissionais, CEF e Vocacionais
- Representante dos serviços técnico-pedagógicos
- Coordenador de estabelecimento 2º/3º/Secundário
- Representante dos docentes titulares de turma do 1º CEB
Constituição atual do Conselho Pedagógico do Agrupamento
Cargo |
Nome |
Presidente do Conselho Pedagógico |
Nuno Cruz |
Coordenador de Educação Pré-escolar |
Cristina Silva |
Coordenador do Departamento 1º CEB |
Liliana Arrais |
Coordenador do Depart. das Ciências Sociais e Humanas |
Maria do Carmo Silva |
Coordenador do Departamento de Português |
Irene Santos |
Coordenador do Departamento de Línguas Estrangeiras |
Teresa Lucas |
Coordenador do Departamento de Expressões |
Lídia Leitão |
Coordenador do Departamento de Educação Física |
Paula Abegão |
Coordenador do Departamento de Matemática |
Fátima Marques |
Coordenador do Departamento de Ciências Experimentais |
Ana Marcelino Lopes |
Coordenador do Departamento de Educação Especial |
Paula Lopes |
Coordenador dos Diretores de turma do 2º e 3º CEB |
Sandra Dinis |
Coordenador dos Diretores de turma do Ensino Secundário |
Helena Estima |
Coordenadora das Bibliotecas |
Ana Letra |
Coordenador dos Cursos Profissionais, CEF e Vocacionais |
Sandra Machado |
Representante dos Serviços Técnico-Pedagógicos |
Paula Ricardo |
Coordenador de Est.2º/3º/Secundário |
Cristina Gonçalves |
Representante dos docentes titulares de turma do 1º CEB |
Lígia Domingos |
Estrutura
- O Conselho Pedagógico funciona em plenário e em secções/comissões especializadas.
- Cabe ao Conselho Pedagógico propor e aprovar as suas secções/comissões especializadas.
- Para além da Secção de Avaliação de Desempenho Docente (S.A.D.D.), o Conselho Pedagógico deverá constituir as seguintes secções especializadas:
- Avaliação do Plano Anual de Atividades;
- Autoavaliação - GAI;
- Formação Contínua;
- Avaliação de Alunos;
- Os membros das secções do Conselho Pedagógico serão designados pelo respetivo presidente.
- Às secções compete desempenhar as tarefas que lhe foram confiadas nos prazos que foram fixados.
- Estas secções poderão cooptar outros elementos de acordo com as matérias em análise.
Competências
- Elaborar a proposta de Projeto Educativo do Agrupamento a submeter pelo Diretor ao Conselho Geral;
- Apresentar propostas para a elaboração do Regulamento Interno e do Plano Anual de Atividades e emitir parecer sobre os respetivos projetos;
- Pronunciar-se sobre as propostas de celebração do Contrato de Autonomia;
- Elaborar propostas e emitir parecer sobre o plano de formação e de atualização do pessoal docente e não docente, em articulação com o respetivo Centro de Formação de Associação de Escolas, e acompanhar a sua execução;
- Definir os critérios de avaliação para cada ciclo e ano de escolaridade sob proposta dos Departamentos Curriculares;
- Apoiar e acompanhar o processo de avaliação dos alunos;
- Definir critérios gerais nos domínios da informação e da orientação escolar e vocacional, do acompanhamento pedagógico e da avaliação dos alunos;
- Propor aos órgãos competentes a criação de áreas disciplinares ou disciplinas de conteúdo regional ou local, bem como as respetivas estruturas programáticas;
- Definir princípios gerais quanto à articulação e diversificação curricular, dos apoios e complementos educativos e das modalidades especiais de educação escolar;
- Adotar os manuais escolares, depois de recolhida a avaliação realizada pelos Departamentos Curriculares;
- Propor ao Conselho Geral o desenvolvimento de experiências de inovação pedagógica e de formação, no âmbito do Agrupamento e em articulação com instituições de ensino superior ou outros vocacionados para a formação e a investigação;
- Definir critérios gerais para a elaboração dos horários e constituição das turmas;
- Definir os requisitos para a contratação de pessoal docente e não docente, de acordo com a legislação aplicável;
- Intervir nos termos da lei no processo de avaliação do desempenho dos docentes;
- Incentivar e apoiar iniciativas de índole formativa e cultural;
- Proceder ao acompanhamento e avaliação da execução das suas deliberações e recomendações;
- Constituir comissões especializadas para fins determinados;
- Pronunciar-se relativamente à nomeação de professores para a coordenação do secretariado de exames;
- Ratificar as propostas dos Conselhos de Turma da seleção de alunos a integrar os Quadros de Mérito e de Honra.
- Aprovar os instrumentos de registo relativos à avaliação de desempenho docente;
- Exercer as demais competências que lhe forem atribuídas na lei e no Contrato de Autonomia.
Retirado do Regulamento Interno