Cusos profissionais a funcionar

  • Técnico de Apoio à Gestão
  • Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
  • Técnico de Mecatrónica Automóvel

 

 

O que são os cursos profissionais

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional.

Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.


Para quem
Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para ti se:

  • concluíste o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
  • procuras um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
  • não excluis a hipótese de, mais tarde, prosseguires estudos.


Qual o objectivo
Os Cursos Profissionais são percursos que cumprem vários objectivos:

  • contribuem para que desenvolvas competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;
  • privilegiam as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
  • preparam-te para acederes a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a tua vontade.

O que são
Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos teus ritmos de aprendizagem.

O plano de estudos inclui três componentes de formação:

  • Sociocultural;
  • Científica;
  • Técnica.

A componente de formação Técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho.

 

Plano Curricular

Componentes de Formação

Disciplinas

Total de horas(a)
Ciclo de formação

Sociocultural  Português   320h
Língua Estrangeira I, II ou III (b)   220h
Área de Integração
  220h
Tecnologias da Informação e Comunicação  100h
Educação Física
 140h
 Científica  2 a 3 disciplinas (c) 500h
 Técnica 3 a 4 disciplinas (d)  1100h
  Formação em Contexto de Trabalho (e)  600h
Carga horária total/ Curso  3200h

 
(a) Carga horária global não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga horária anual de forma a otimizar a gestão global modular e a formação em contexto de trabalho.
(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
(c) Disciplinas científicas de base a fixar em regulamentação própria, em função das qualificações profissionais a adquirir.
(d) Disciplinas de natureza tecnológica, técnica e prática estruturantes da qualificação profissional visada.
(e) A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.


Prova de Aptidão Profissional
Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual demonstrarás as competências e saberes que desenvolveste ao longo da formação.
Estes cursos, organizados de acordo com referenciais de formação, estão distribuídos por 39 áreas de formação.

 

Qual a certificação
Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional obténs o ensino secundário e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

 

Prosseguimento de estudos/formação
A conclusão de um Curso Profissional permite-te o prosseguimento de estudos/formação num Curso de Especialização Tecnológica ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior.

 

Onde
Os Cursos Profissionais podem funcionar:

  • escolas profissionais, públicas ou privadas;
  • escolas secundárias da rede pública.